sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tutu

Um tutu é uma parte do vestuário do balé, são roupas usadas pelas bailarinas. Quando apareceu, em 1820, não foi referenciado como um tutu. Esse nome foi dado a partir de 1881.

 História
Em 1832 Marie Taglioni imortalizou esse tipo de roupa: tratava-se de um corpete apertado e uma saia de várias camadas, que se alonga quase até o tornozelo , também chamado Tutu Romântico, e quando é curto chama-se Tutu Italiano.

Desde a primeira apresentação da peça "As Sílfides" esta vestimenta passou a ser a norma de excelência dos bailarinos.

Mais tarde, o Tutu Romântico, branco e longo, marcado por bailarinos em "Giselle", "Las Bayaderas", passou a ser utilizado como padrão.

O Tutu Romântico, ou Italiano, é uma sobreposição de saias curtas e rígidas, em forma de pétalas ao redor do quadril do bailarino e deixando expostas as pernas, geralmente é um conjunto de saiotes brancos, embora haja uma variedade colorida e brilhante.

Ballet romantico



O Ballet é Romântico é definido inicialmente como um balé mais suave e com conotação romantica, um movimento ligado a arte e literatura dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet.
Esse tipo de dança tornou-se notório na época devido o movimento literários romântico que acontecia em boa parte da Europa na primeira metade do seculo XIV . Os balés que seguem a linha do romântico pregam a magia e a delicadeza. Nesses ballets se usavam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato. São geralmente floridas lembrando moças do campo.

Curiosidade ;D

As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Ballet contemporâneo e ballet classico

Olá vou falar das diferenças do ballet contemporâneo e o ballet clássico.

Ballet clássico :
 O balé clássico é o mais metódico dentre todos os estilos de ballet e também é o que mais adere às tecnicas de ballet tradicionais.

Ballet contemporaneo:
 O balé contemporâneo é uma forma de dança influenciada pelo Ballet Classico e pela dança moderna. Utiliza a técnica e o trabalho nas pontas dos pés vindos do balé clássico. Este tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que não são comuns nas escolas tradicionais de balé. Muitos de seus conceitos vêm de ideias e inovações ocorridas na dança moderna do século XX.


terça-feira, 19 de junho de 2012



A dança: Tudo que é vivo se move, movimento é vida! Dançar é mover-se com consciência, é plasmar no corpo o sentimento de vida. É a mais pura expressão do ser!
Nem sempre é fácil explicar o que leva uma Baiilariina a se dedicar horas e horas, mas é mágico vê-la evoluir no palco e na vida. Conciliar dor, alegria, um novo amor, uma nova coreografia. Pessoas e situações que passam pela vida da Baiilariina, vitórias e perdas, mas por um motivo incomum ela é lançada no palco para fazer o que sabe melhor e não tem medo disso. O palco a separa de qualquer dor. No palco a Baiilariina não pode chorar e por um segundo, só existi a Baiilariina, o palco e a magia de dançar.
 

Rivalidade no Ballet






Por vezes existe rivalidade no ballet.
Alguém que me explique porque eu não compreendo. 
Por vezes uma pessoa é melhor do que a outra mas não é por isso
que devemos baixar a cabeça.
Depois de conseguir mos chegar ao nível dessa outra pessoa começa a haver uma rivalidade, e é essa rivalidade que não percebo.
 

Apresentação

Olá sou a Andreia, mais conhecida por Juka!

Aqui vou escrever  sobre uma das minhas paixões, o Ballet!

Este blog vai ser muito simples mas servirá para expressar o que penso do ballet.